Ontem foi noite de lua azul…quem viu???

Foto de Chico Nogueira

Foto de Chico Nogueira

E lá fui eu a correr olhar pra ela, timida, no meio das nuvens. Estava realmente exuberante e por um segundo consegui ver um tom azulado, mas logo se escondeu…

Estas brilharam em Curitiba por alguns instantes, e meu amigo talentoso, Chico Nogueira, estava lá e registrou.

Obrigada Chico!

A quem possa interessar, um pouquinho sobre ela..

Apesar do nome a lua não adquire a cor azul nesta ocasião. É possível que a lua exiba um brilho azulado devido a condições atmosféricas próprias mas a ocorrência delas não é previsível[6] .

Há relatos de que a lua foi vista em tons de azul no ano de 1883 quando ocorreu a erupção do vulcão Krakatoa[7] . As cinzas do vulcão provocavam a dispersão da luz vermelha, permitindo a passagem apenas dos tons azuis e verdes. A quantidade de cinzas que foram dispersadas na atmosfera foi tão grande que a coloração persistiu por anos. Há ainda outros relatos relacionados a erupções de vulcões como o Monte Santa Helena em 1980, El Chichon em 1983 e o Monte Pinatubo em 1991[2] .

Lua Azul de 31 de agosto de 2012 vista do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini no Brasil

Lua azul[1] é a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias[2] [3] . Esta é a definição mais difundida, mas já houve outras.

Foto de Chico Nogueira

Foto de Chico Nogueira

Foto de Chico Nogueira

Foto de Chico Nogueira

Anúncios

2 comentários sobre “Ontem foi noite de lua azul…quem viu???

  1. Sem comentários ???????
    Mas que gente tão pouco romântica! Aqui na Europa já “sofremos” demais com a influência da Lua e das suas fases. Mas no Brasil, imagino a maravilha que deve ter sido: já as Luas Cheias normais (que tive o prazer de ver na Amazónia) são espectaculares; e então esta!!!
    A Lua cheia é, por excelência, a fase do Sexo (além dos Lobisomens…). E Então?? não cresceram os caninos a ninguém, mais que não fosse, para dar uma bela mordida no pescoço dos seus queridos/as???
    No meu tempo (rsrsrs) em noite de Lua Cheia ia-se passear, namorar, dançar… As pessoas ficavam mais vivas, activas, doces, meigas, amorosas… Será que tudo isso passou?

    Curtido por 1 pessoa

    • A lua cheia sempre me deixa mais pensativa e romântica também, mas sinto mesmo isso, que já não amolece tantos corações. Na era da tecnologia, muita coisa se perde e acredito que a sensibilidde para determinadas coisas é uma delas. Tempos modernos, dá pena mas é isso.beijinhos e obrigada por ser minha leitora fiel , )

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s